O Sistema de Gestão de Mídias da UFG (SGM/UFG) é uma plataforma de arquivamento e gestão de conteúdo audiovisual da Universidade Federal de Goiás. Foi concebido como um projeto de desenvolvimento institucional e pesquisa científica e tecnológica com o objetivo de centralizar, organizar e preservar o acervo de mídias da instituição.
A UFG produz diariamente uma vasta quantidade de conteúdo audiovisual. No entanto, historicamente, esse material tem estado disperso ou armazenado em diferentes locais e formatos. Ao mesmo tempo a dependência de plataformas externas submete os conteúdos às normas e interesses de empresas privadas, nem sempre alinhados às políticas da UFG e sem garantia de armazenamento local dos conteúdos.
O SGM atuará como um sistema Digital Asset Management (DAM), focado em recursos audiovisuais para arquivamento, classificação, atribuição de metadados, busca e automatização de formatos de mídia.
Ao adotar o SGM, a UFG espera implementar boas práticas de gestão de conteúdo audiovisual em nível institucional e solucionar a dispersão, permitindo a institucionalização de procedimentos para criar, armazenar e acessar conteúdo audiovisual em todos os órgãos da administração.
A implementação do SGM também representa um avanço estratégico para a gestão da imagem e da memória institucional da UFG. Seu desenvolvimento possibilitará, no futuro, a criação de um repositório institucional, valorizando a história da instituição e sua acessibilidade para a sociedade civil, através da divulgação científica, ensino e extensão.
O sistema, portanto, oferece uma gestão centralizada, eficiente e segura de todos os ativos digitais audiovisuais relevantes, garantindo a segurança da informação e a integridade do patrimônio cultural e científico da UFG.